Atuações

Fruto da recolha efetuada, as danças e os cantares constituem património importante, encontrando-se inúmeras referências aos trabalhos do campo, tais como: as sementeiras do milho, as vindimas, os trabalhos na eira e as desfolhadas.
Assim, sendo o folclore um elemento da identidade cultural de um povo, o Grupo Danças e Cantares de Santiago de Bougado, nas suas atividades anuais, tenta recriar vivências do passado, com vista à sua perpetuação nas memórias de geração em geração.
Os Cantares de Janeiras e Cantares de Reis são, igualmente, manifestações que retratam a autenticidade e religiosidade dos antepassados e que o Grupo teima em preservar.
Ao longo de mais de duas décadas de existência, tem privilegiado a divulgação do seu trabalho de Norte a Sul de Portugal.
Em 2001, deslocou-se a França onde realizou diversos espetáculos, em Vila de Aubénes (160Km a Sul de Lyon), junto da comunidade portuguesa radicada naquele país.
No ano 2007, mais propriamente no dia 24 de julho, o Grupo Danças e Cantares de Santiago de Bougado partiu para a República Checa, onde participou em vários espetáculos, integrados no Festival Internacional de Folclore de Praga, regressando no dia 31 do mesmo mês.
No dia 15 de maio de 2008 foi a França, a Gueugnon, participando na 24ª Quinzena de Franco-Portuguesa, tendo regressado no dia 19 de maio.
No dia 24 de julho de 2010, participou no Festival promovido pela Escuela Municipal de Azougue, de Betanzos, na Corunha, em Espanha.